Estudo sobre a Inovação e I&D em Portugal em 2025
O Gabinete de Estratégia e Estudos, do Ministério da Economia e do Mar, lançou uma publicação, em fevereiro de 2025, onde aborda a temática dos investimentos em atividades de Inovação e Investigação e Desenvolvimento nas empresas portuguesas. Este Estudo sobre a Inovação, assinado por Eugénia Pereira da Costa, da Direção de Serviços de Análise Económica, baseia-se em dados do IPCTN 2023 e do INE para reunir os principais indicadores sobre estas atividades, realizadas pelo nosso setor empresarial.
A Ayming Portugal compilou alguns dos principais indicadores que consideramos essenciais para o seu negócio, que poderá descarregar aqui:
O que posso encontrar na compilação?
A título de exemplo concluiu-se que, em 2023, as empresas foram responsáveis por 62,6% da despesa nacional em I&D, o que representou um total de 1,1% do PIB, com destaque para as Ciências da Engenharia e Tecnologias.
O financiamento destas atividades foi, maioritariamente, através de fundos próprios (85,8%).
Entre 2020 e 2022, 44,7% das empresas inovaram, sendo mais expressivo em Grandes Empresas e nos setores da Informação e Comunicação.
A despesa em inovação atingiu um total de 3.382,4 M€, com 23,2% das empresas inovadoras a introduzirem inovações com benefícios ambientais.
Outros indicadores
Na nossa compilação vai poder conhecer a distribuição das despesas em I&D, em Portugal, por:
- Dimensão da Empresa (Funcionários);
- Setor de Atividade;
- Tipo de Despesa;
- Localização Geográfica.
Também incluímos dados relativos aos Recursos Humanos alocados a Projetos de I&D, agregados por:
- Principal Função;
- Localização Geográfica;
- Escolaridade;
- Intensidade Tecnológica.
Sem comentários