Na Ayming Portugal apoiamos os nossos clientes de forma a que tenham acesso ao financiamento necessário para levarem a cabo os seus projetos de Inovação e I&D, através do recurso aos vários programas que as empresas têm à sua disposição nos mais diversos setores, nomeadamente os Incentivos Financeiros.
Portugal 2030
O Portugal 2030 (ou PT 2030) é um dos principais Incentivos Financeiros que surge da parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, definindo a política de desenvolvimento económico, social e territorial a promover em Portugal até 2027, através de 23 mil milhões de euros, distribuídos por 16 Programas Operacionais Temáticos e Regionais.
Vamos falar sobre o seu projeto inovador?
Sistemas de Incentivos Financeiros (SI)
SI I&DT
Os SI I&DT são sistemas de incentivo que se focam no apoio direto a projetos que as empresas desenvolvem no âmbito da realização de Investigação e Desenvolvimento. Este incentivo, não sendo reembolsável, consiste num apoio entre os 25% e os 75% do total do projeto.
Este SI pretende apoiar tanto projetos individuais como em co-promoção, abrangendo tipologias como Demonstradores, Mobilizadores, Núcleos de I&D e Internacionalização da I&D.
Alguns exemplos de despesas elegíveis por um SI I&DT são o staff qualificado, a aquisição de patentes e a promoção e divulgação do projeto.
SI Inovação Produtiva
Os SI Inovação Produtiva são incentivos financeiros do Portugal 2030 que estão destinados a um apoio direto à Inovação, de modo a que esta se traduza num aumento da produção interna. Neste caso, ao contrário dos SI I&DT, há um modelo híbrido com uma componente reembolsável e não-reembolsável, até um máximo de 75% do valor total do investimento.
Algumas das tipologias apoiadas pelos SI Inovação Produtiva são a criação de novos estabelecimentos, aumento da capacidade interna, produção de novos bens e serviços, e a adoção de novos processos de fabrico.
Custos relacionados com ativos tangíveis, ativos intangíveis, serviços de engenharia, estudos e diagnósticos, planos de marketing ou projetos de arquitetura são abrangidos por este Sistema de Incentivos, sendo que projetos de PMEs estão sujeitos a um limite de 15 milhões de euros por investimento; projetos de não-PMEs deverão ter um investimento acima dos 15 milhões de euros para serem considerados.
SI Internacionalização (PME)
Os Sistemas de Incentivo à Internacionalização das PMEs concedem um apoio direto à realização de projetos de reforço da capacitação empresarial das mesmas, para a sua internacionalização.
Sendo um incentivo não reembolsável até um valor máximo de 45%, este apoia projetos como o desenvolvimento e promoção internacional das marcas, a prospeção de novos mercados, a presença em eventos e o marketing internacional.
Algumas das despesas elegíveis pelo SI Internacionalização são aquisições para aplicação de novos métodos organizacionais, participação em feiras e exposições fora de Portugal, e serviços de consultoria especializados que sejam prestados por consultores externos.
SI Qualificação (PME)
Os Sistemas de Incentivo à Qualificação prestam um apoio às PMEs no sentido de as ajudar a realizar projetos de reforço das capacidades de organização e gestão das mesmas.
Tal como sucede nos SI Internacionalização, os SI Qualificação são incentivos não reembolsáveis até um valor máximo de 45% do total do investimento, apoiando projetos como a Inovação organizacional e de gestão, Economia Digital e as TIC, Criação de novas marcas e designs, entre outros.
Dentro das despesas elegíveis pelo SI Qualificação encontra-se, por exemplo, a aquisição de novos equipamentos e software, registo de patentes, custos com contratação de pessoal técnico, estudos e diagnósticos.
Horizonte 2020
O Horizonte 2020, ou H2020, é o maior programa de investigação e inovação realizado pela Comissão Europeia, tendo por objetivo estimular a excelência científica e a competitividade industrial na Europa. Para atingir estas metas, o H2020 disponibiliza um orçamento de cerca de 80 milhões de euros.
O H2020 está baseado em três grandes pilares programáticos: Excelência Científica, Liderança Industrial e Desafios Societais.
Neste programa, a nossa abordagem passa por 3 fases essenciais: Análise inicial do ecossistema de I&D a nível Europeu, identificando oportunidades de financiamento; Elaboração de uma candidatura, desde a ideia até à assinatura do contrato de financiamento e, por fim, a Gestão e Coordenação do projeto, assegurando a execução do mesmo.