A Inovação está no centro das transformações que ocorrem numa empresa e é trabalhada pela maioria dos gestores, desde a Inovação de Gestão até à Inovação Produtiva. O principal desafio da gestão de Inovação e I&D é encontrar um equilíbrio entre investimentos, projetos que tragam crescimento futuro, técnicas disruptivas e mudanças no ecossistema.
Os Diretores de Inovação e I&D têm um papel essencial na criação de novos produtos e serviços. Os Diretores Gerais estão atentos aos riscos associados a investimentos em I&D, dos quais esperam a melhor rentabilidade a curto-prazo. Neste contexto, os Diretores de I&D devem provar que os investimentos que fazem trazem crescimento e novas perspetivas. Como consequência, orientam as suas ações com uma atenção redobrada ao ciclo de desenvolvimento, o ‘time-to-market’, Retorno do Investimento e fontes adicionais de financiamento.
“A imagem do Diretor de I&D como sendo um génio insano, que não cumpre orçamentos e impossível de gerir é falsa, um cliché, tal como a imagem de um Diretor Financeiro que é contra qualquer tipo de iniciativa que não traga retorno no prazo de um ano.”
Olivier Stéphan, Diretor Financeiro Assistente da Visiativ
Num ambiente aberto em que a Inovação é chave, é da responsabilidade dos gabinetes de I&D e Inovação a abertura a qualquer oportunidade externa que surja: participação em projetos de investigação conjuntos, identificação de novos parceiros e abertura de mercados. É da sua responsabilidade, igualmente, ter um papel interno e externo de comunicador que sabe como obter valor e resultados a partir do trabalho desenvolvido.
Esta constatação também faz sentido do ponto de vista interno: é responsabilidade do Departamento de Inovação das empresas cooperar com todas as partes interessadas no negócio duma forma mais eficaz: Marketing, Operações, Produção, Sistemas Internos, Recursos Humanos, etc., bem como com parceiros privados e públicos de várias dimensões.
A Ayming é parceira dos Departamentos de I&D que os pode ajudar a impulsionar a sua Inovação.
O nosso objetivo é contribuir para que os nossos clientes inovem mais e melhor!
Apoiamos os seus projetos inovadores desde a criação da ideia até à industrialização da mesma, de modo a obter resultados reais. As nossas soluções personalizadas estão organizadas em torno de 7 dimensões-chave:
- Dar uma visão estratégica de tendências tecnológicas e de mercado, fases de crescimento e desafios, e dinâmicas internas da empresa;
- Contribuir com os melhores dados para tomar as melhores decisões, sejam baseadas no seu ecossistema ou internamente, com o apoio de IA e Smart Data;
- Fornecer os recursos para melhor gerir, organizar e lançar projetos de I&D, eliminando barreiras internas à inovação;
- Explorar, financiar e assegurar os seus projetos: candidaturas e gestão de créditos fiscais à inovação (RFAI) e à I&D (SIFIDE), bem como assegurar financiamento externo para os projetos através de programas como o Portugal 2030;
- Melhorar os seus processos e cooperar de forma eficaz: gestão de projetos, gestão de projetos em co-promoção e desempenho da inovação;
- Promover a seleção e contratação dos melhores recursos científicos;
- Desenvolver o envolvimento dos seus colaboradores de modo a garantir um aumento do desempenho ao longo de toda a cadeia de valor.
Comparar os incentivos à Inovação
A Inovação é uma preocupação global e, de acordo com o ‘The Benchmark’, a comparação que a Ayming desenvolveu acerca dos esquemas de incentivos globais no que diz apoio à I&D, onde se constata, por exemplo, que Portugal está no topo da listagem dos países analisados no que diz respeito à generosidade dos incentivos à Investigação e Desenvolvimento.